quinta-feira, 30 de agosto de 2007

VaI CoMeÇaR

Dia 31/08/07, tem ocupação da Usina do Gasômetro pela PRBS, digo, Grupo RBS. Serão 3 meses em que serão necessárias filas para retirar senha, para que você possa ingressar na exposição. Ao adentrar no recinto público com a senha de meia em meia hora, poderá permanecer por 4 horas em dias normais e 2 horas nos finais de semana e feriados. Tudo em nome da "organização" e "conforto". Tá duvidando? Dá uma espiada na página deles.
Como essa gente é muito fina, achei por bem mostrar a sua cara aí abaixo. É de 2003, a "fotinho" está um pouco antiga. Mas como eu disse, se quer saber mais, entre na página deles, tá legal?


"Em quase meio século de existência, o grupo RBS, afiliada da Rede Globo no Rio Grande do Sul, exorbitou em muito os limites da concentração dos meios de comunicação no Brasil, segundo os números da própria empresa."
O destaque é do site do Centro de Mídia Independente, sob o título "História da RBS revela como nascem e crescem os monopólios da mídia". Para melhor entender o sentido desta manchete, basta acessar o site da própria RBS. O Mídia Independente diz que, ao vangloriar-se de sua potência, a RBS revela que neste meio século "exorbitou" em muito os limites da concentração dos meios de comunicação no Brasil". De acordo com o artigo 12 do Decreto 236(20/02/1967), uma mesma "entidade" só poderá ter concessão ou permissão para executar serviço de radiodifusão em todo o país, no limite de 4 rádios AM e 6 FM por localidade, 3 AM de alcance regional e 5 emissores de TV em VHF em todo o país, obedecendo o limite de duas por estado.
A RBS detalha as empresas do grupo da seguinte maneira: "No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, a empresa conta com 6 jornais, 22 estações de rádio, clicRBS (portal de Internet com conteúdo regional), com programações totalmente voltadas para as realidades locais e uma empresa de marketing de precisão - RBS Direct. E a maior rede regional de televisão do país - 17 emissoras afiliadas à Rede Globo, duas emissoras de TV Comunitária e uma operação no Segmento Rural - comprovando a vocação de liderança que a RBS desempenha no mercado do Sul do Brasil".
A rádio Gaúcha deu origem ao grupo e completa 76 anos. Mas a história da RBS tem como ponto de partida o ano de 1957, quando Maurício Sobrinho, em sociedade com Arnaldo Ballvé, Frederico Arnaldo Ballvé e Nestor Rizzo, comprou a Gaúcha. Hoje, o Sistema RBS Rádio é formado por 13 emissoras da Rede Atlântida, público jovem, mais 9 rádios voltadas para públicos específicos: 102 FM; Itapema FM (Florianópolis e Joinville); CBN AM, Diário SC e 1340/RS; Rádio Rural AM, e Cidade FM e Farroupilha AM.
A TV Gaúcha (hoje RBS TV) foi inaugurada em 1962. O site do grupo não atualizou o número de emissoras, pois ainda não registra as 21 novas concessões de retransmissoras presenteadas por FHC no apagar das luzes do seu governo. No site, aparecem as seguintes emissoras no Rio Grande do Sul: TV Gaúcha (RBS TV Porto Alegre); RBS TV Caxias do Sul; TV Erechim; TV Tuiuty (Pelotas), TV Imembuí (Santa Maria) e as RBS TVs Bagé; Cruz Alta; Santa Cruz do Sul e as emissoras em Santa Catarina: TV Catarinense (RBS TV Florianópolis); RBS TV Joinville; TV Coligadas (RBS TV Blumenau); TV Cultura (RBS TV Chapecó) e TV Eldorado (RBS TV Criciúma).
O ingresso na mídia impressa se deu em 1970, com o jornal Zero Hora. Os outros cinco jornais do grupo são: Pioneiro (Caxias do Sul), Diário Gaúcho (Porto Alegre), Diário de Santa Maria, Diário Catarinense (Florianópolis) e Jornal de Santa Catarina (Blumenau).
E o grupo tem 5,3% na NET (ex-GloboCabo), a maior operadora de TV a cabo do Brasil. A NET pertence a Globopar, holding das Organizações Globo, que segundo o jornal Folha de São Paulo tem uma dívida externa de US$1,5 bilhão.(Cadernos de Porém, nº 1, novembro de 2003, p. 21)

Nenhum comentário: